Translate

domingo, 27 de abril de 2014

Abril 2014

Dr. Bezerra de Menezes 

Revista Espírita Dr. Bezerra de Menezes


Nosso objetivo é a divulgação e geração de debates sobre a Doutrina Espírita.

 

 

 

 

Biblioteca Virtual 

Blog União Fraterna Bezerra de Menezes  
(Configuração mínima da tela: 1280X1024)

Revista Espírita Dr. Bezerra de Menezes

nfiguração

Junho

Maio

Abril

 

 

 

 

As matérias postadas e inseridas mensalmente na revista serão resultado das colaborações de leitores que desejarem contribuir, bem como de matérias resultantes de trabalho interno. Aos que desejarem participar deste movimento de divulgação, solicitamos o envio de suas colaborações para:  rebezerrademenezes@gmail.com

 

 

Download/Tradutor Microsoft

Maio – Revista Espírita Dr. Bezerra de Menezes

Abril - Revista Espírita Dr. Bezerra de Menezes 

 

 

 

 

 

WWW.GRUPOMARCOS.COM.BR

                      

Se a Mediunidade Falasse I - Formato PDF A4
Se a Mediunidade Falasse I - Formato ePub
Se a Mediunidade Falasse I – Formato MOBI
Se a Mediunidade Falasse II – Formato PDF A4 
Se a Mediunidade Falasse II – Formato ePub 
Se a Mediunidade Falasse II – Formato MOBI 
       
Reflexões Educacionais I - Formato PDF A4 

Reflexões Educacionais I - Formato ePub

Reflexões Educacionais I - Formato MOBI 

   
       

 

 

WWW.INSTITUTOCAIRBARCHUTEL.ORG

 

 

Afetividade Conflitiva - Joanna de Ângelis 

Ordem e Progresso! 

    Desperta, ó tu que dormes - Haroldo Dutra Dias

Prossiga: Tropeços 

     
Mediunidade com Jesus   
Mediunidade com Jesus - Haroldo Dutra Dias    
     

Este vídeo produzido no ano de 1900, retrata os fenômenos mediúnicos que chamaram atenção do mundo.


Para assisti-lo dê um clique na imagem ao lado.

Postado pela Comunidade Espírita Russa:vk.com/spiritualism 

     

    

Abril\2014

clip_image001

A Mediunidade

clip_image001

Há na atualidade muitas informações de fontes respeitáveis sobre a prática mediúnica. Em síntese existe o grande consenso de utilizar esta ferramenta exclusivamente para o bem e de forma gratuita. Mas como praticá-la ainda existem orientações contrárias.

clip_image001

Mediunidade e Problemas

clip_image001

Curiosamente, mesmo sabendo que as ocorrências mediúnicas datam de priscas eras, uma vez que são detetadas no mundo desde que há seres humanos sobre o dorço, o desconhecimento acerca de sua natureza e dos seus objetivos entre os homens chega a impactar, surpreendendo sobre maneira.

Mesmos com os progressos de múltiplas doutrinas de feição espiritualista, que consideram a realidade do homem espiritual, sobrevivente ao homem corporal, ainda há grande e grave desconhecimento sobre os fenômenos do intercâmbio mediúnico.

clip_image001

Não são poucas as pessoas que, de um modo ou de outro, travaram contato com as informações do Invisível, descobrindo, com o passar do tempo, as próprias potencialidades mediúnicas.

Tristemente, porém, muitas dessas criaturas que se sabem ou se imaginam médiuns, não são bafejadas pelos recursos de amadurecido estudo, a fim de que compreendam o que é que se passa nesse vasto território dos fenômenos psíquicos.

Seria de esperar-se que os indivíduos que se embrenham pelos bosques das percepções mediúnicas fossem caindo em si, aprendendo que todos terão de dar conta desses talentos formidáveis que lhe são concedidos, nas experiências terrenas, na condição de empréstimo, proporcionando liberdade e ventura íntimas, logrando evadires dos tormentosos episódios do pretérito culposo ou negligente.

No campo dos problemas vários, que enxameiam no cotidiano, valhe assinalar o quanto a mediunidade, pouco compreendida, tem sido inculpada por todos os dramas que se instalam no bojo das vidas.

As vozes da ignorância costumam dizer:

- “Você sofre desse jeito porque não desenvolve a mediunidade…”

- “Se você não se desenvolver, não conquistará ninguém, nem ninguém se interessará por você…”

- “… São seus guias que lhe estão surrando, porque você não quer trabalhar…”

- “Essas dores, sem dúvida, são frutos de sua renitência. Você tem que desenvolver para sanar”

Em todos os lances do caminho, sejam problemas afetivos, questões de enfermidade, dificuldades profissionais ou dramas familiares, tudo costuma ser atribuído à mediunidade, sem o mínimo bom senso sobre a verdade.

clip_image001

Sobre a luz prodigiosa do Espiritismo, as situações da vida vão sendo aclaradas, tendo a mediunidade como faculdade inerente ao ser humano, e de que se torna difícil encontrar alguém que não haja vivido algum rudimento dessas percepções psíquicas, como assinala Alan Kardec. (LM it. 139).  A mediunidade, assim corresponde a bendito instrumento para a felicidade e redenção e não motivo de sofrimento e aflição no mundo.  

Vale cogitarmos da grandeza de que se reveste, a mediunidade, e que os médiuns sofrem, sem dúvida, mas não por culpa da percepção mediúnica, porém em função de sua responsabilidade, já que se acham comprometidos negativamente  com as leis da vida, e que sofreriam com ou sem as aberturas mediúnicas.  

A decantada mediunidade de provas não passa de episódio no qual alguém em provas sérias expiações recebeu da DIVINA MISERICÓRDIA as excelências da sensibilidade mediúnica, através de cujas as portas será chamado ou convocado assunção de responsabilidades, bem como ao cumprimento dos deveres para com Deus, através do próximo.  

Dessa forma, a mediunidade, mesmo quando se apresenta assinalada por impertinentes padecimentos dos médiuns, representa para eles a mão da CELESTE PROVIDÊNCIA, à qual não nos habituamos a chamar de MISERICÓRDIA, evitando dores maiores e tormentos mais acerbos. 

Cabe aos médiuns o serviço desinteressados aos semelhantes, dando de graça o que de graça recebe, mesmo que estejam enfrentando enormes dificuldades econômico-financeiras… 

É dever dos médiuns prestar socorro aos companheiros da Terra marcados por indescritíveis tormentos e aflições extensas, com bonomia e discrição, ainda que eles mesmos estejam, enquanto médiuns, atravessando quadros dolorosos de tremendos testemunhos... 

Cabe aos médiuns incentivar honestamente as uniões esponsalícias respeitáveis, cooperando para que os lares se nutram no estuário do equilíbrio e da luz, ainda que, no próprio íntimo conduzam os sonhos partidos ou inalcançáveis, por enquanto, padecendo os regimes de carência que, em Jesus, acharão alento e ajuste… 

É dever dos médiuns abrir sua mente e seu coração por meio das impingentes disciplinas e das atitudes enobrecidas, e devotar-se a transmitir a toda a gente as claridades da Vida, que o Espiritismo ensina como base para a remição e para o soerguimento de todos, mesmo quando não consigam ser ouvidos pelos próprios entes queridos, no ambiente doméstico, vivendo com honestidade os princípios esposados… 

Quem sofre conduzindo archote da mediunidade sofre por haver-se complicado em nome do livre-arbítrio descompassado, necessitando de reeducação no tempo presente. 

Ninguém responsabilize a mediunidade pelos próprios tormentos, dificuldades, carências, distúrbios e outros vários testemunhos que se acham em sua folha de resgates.  

Quanto à mediunidade, ensina o Espiritismo que ela determina o ensejo de restabelecer-se o intercurso entre o homem encarnado e o desencarnado, prodigalizando notável aprendizado, com vistas a uma vida melhor, quando tudo se passa em campo de luz.  

Há adiante dos nossos olhos um alveiro, que é o Cristo. Fixados Nele e nos Seus ensinos, aprenderemos, nas lutas terrenas, a crescer e a superar-nos identificando as reais matrizes de nossos infortúnios, respeitando e valorizando o dom da mediunidade, por meio de diligente processo educacional.  

Educação & Vivências – Editora Frater – Raul Teixeira – Espírito Camilo

Mediunidade e Problemas – Cap. XVI 

Na abordagem deste tema convidamos análise nas seguintes fontes: clip_image001

Estudos sobre a Mediunidade (IDE-JF)

Depressão e Passe - Jacob Melo

Divaldo Franco demonstrando aplicação do Passe

II SIMESPE - Jacob Melo - Passe

O Passe - Jacob Melo

O Passe / Magnetismo – Jacob Melo

Passes e Curas - Divaldo Franco

Se a Mediunidade Falasse I – Iniciação

Se a Mediunidade Falasse II – Vampirização

 

Como bem exposto nestes trabalhos acima apresentados, a prática mediúnica é algo ainda motivo de dúvidas no meio espírita. Sendo em geral praticada de conformidade com a coordenação dos orientadores materiais das Casas Espíritas. Fato este que necessita ser sanado, uma vez que o Espiritismo é codificado. E a questão que se levanta é se muitas Casas Espíritas não acompanharam a evolução do próprio Espiritismo. 

Apenas como exemplo, analisando a demonstração prática efetuada por Divaldo Franco. Se estes procedimentos não fossem necessários certamente seríamos forçados a reconhecer que ele não teria se dado ao trabalho de fazer e apresentar. Refiro-me ao vídeo: “Divaldo Franco demonstrando aplicação do Passe”.  Em contrapartida é hábito em diversas instituições religiosas vermos praticados passes da mesma forma que os fundadores de diversos Centros Espíritas praticavam no Século XIX. Não permitindo que procedimentos tais como os apresentados neste vídeo sejam executados nestas instituições. A que devemos atribuir toda esta variação?

Esta é uma questão que falta uma padronização entre os Centros Espíritas, inclusive, pois em sendo a Doutrina Espírita codificada não dá para entender tamanha variação entre as formas praticadas entre elas. Chegando ao ponto de práticas adotadas em um centro serem concebidas como erradas, em outro.

Através de vários livros espíritas, sendo que aqui através dos livros: Se a Mediunidade Falasse I e II, observamos o quanto a Espiritualidade Superiora proporciona um constante e amplo aprendizado. Fica a pergunta sem resposta aqui, se não é exatamente o que falta a nós, espíritas encarnados.

A Revista Espírita Dr. Bezerra de Menezes, mensalmente irá por e-mail apresentar novas matérias. Sendo um prazer poder contar com comentários dos seus leitores, que serão postados imediatamente em nosso blog: http://revistaespiritabezerrademenezes.blogspot.com.br/ Todos os comentários obtidos serão apresentados em nosso envio mensal desta revista.

A Necessidade da Divulgação da Doutrina Espírita

Enquanto o mundo está em estado quase apocalíptico, sinal claro dos finais dos tempos que tanto fomos avisados que passaríamos por este processo, das falanges espíritas encarnadas em diversos pontos do planeta existem os que procuram minar a divulgação da Doutrina Espírita de forma ampla.  Não raro escutamos de alguns orientadores encarnados das casas espíritas dizer que contrariam seus princípios e que, portanto, não participam das ações de divulgação em grande escala, onde mesmo os limites nacionais e continentais não existem.

Caros irmãos espíritas de todo o mundo, o momento da divulgação, sem imposição, dos conhecimentos espíritas faz-se necessário. Utilizemos os canais de divulgação que temos até em excesso, seja através de construção de sites e blogs onde a divulgação ao menos de uma página confortadora e instrutiva possa estar presente, ou seja, através de envio de e-mails, cartas e ainda para quem nada disto puder fazer através de uma conversação instrutiva com conhecidos, amigos e familiares.

 Infelizmente há na atualidade, devido às crises que de forma mais enérgica estão presentes em toda a Terra. Uma maior quantidade de pessoas desesperadas e famintas de socorro. Não percamos mais tempo para nos tornarmos ferramentas dos Espíritos Superiores levando o alívio ou a solução necessária. Não sendo, contudo, pelo fato de nos compenetrarmos de que somos simples ferramentas, estarmos imunes de efetuarmos o nosso melhor. É verdade que sem o apoio espiritual superior muito pouco podemos de nós mesmos fazer. Sendo esta uma realidade também para os desencarnados em evolução, ainda principiante, como é a maioria de todos nós.  Mas, sem a nossa devida preparação e VONTADE de sermos úteis, atrapalhamos e praticamente inviabilizamos o trabalho de nossos mentores espirituais. Sendo inútil ou muito debilitante em nossos propósitos, se não houver de nossa parte a prática diária dos ensinamentos aprendidos.

clip_image001

 Avante nobres irmãos do Ideal Espírita!  O tempo é hoje e não podemos deixar de algo realizar, AGORA!

Irmão Fernando

Brasil, 23/04/2014 

Nota: “Enquanto o mundo está em estado quase apocalíptico”

clip_image001

A Doutrina Espírita nos informa de que estamos vivendo os últimos momentos de mundo de expiação e provas e que estamos em período de grande transição para chegarmos a Terra regenerada. Nesta transição como era de se esperar, as dores e sofrimentos, problemas, se avolumam para nos testar se somos capazes de ao reencarnarmos merecermos renascer na Terra regenerada onde ainda ai seremos experimentados. Nesta nova fase ainda estaremos longe de sermos Espíritos Puros. Por isto ainda estaremos ligados à matéria. No entanto, poderemos encontrar maior cordialidade entre irmãos, entre países que se entenderão melhor, se entre ajudarão, e um pouco mais de amor a Deus e ao próximo.  No entanto, se falharmos volveremos a outro mundo de expiações e provas sinal de que ainda não estamos preparados para viver entre os melhores da Terra.

Muitos dos que estão desencarnando (morrendo) na Terra, hoje, e se estiverem atrapalhando a evolução do planeta, não voltarão a renascer na Terra regenerada. Por que atrapalhariam o progresso geral. 

Tylse A. Franco da Costa Pereira – 27/04/2014

clip_image001

Através do link: http://1drv.ms/QC1q3t encontram-se disponíveis atualmente mais de mil livros em Português, que poderão compor a biblioteca virtual de seu núcleo religioso. Bem como algumas Casas Espíritas já efetuaram como a Casa Espírita Maria de Nazaré.

  

Analise prática de um pequeno blog

A proposta é demonstrar a quantidade de pesquisas\leituras mensais que uma ferramenta de divulgação obtém dos mais diversos pontos do planeta. Sendo esta uma realidade vivenciada a pouco mais de trinta e seis meses. Sendo que ao longo deste período não houve a não ser da própria empresa que o mantém gratuitamente (Google) qualquer forma de divulgação que justifique a manutenção cotidiana de leitores virtuais, a não ser o interesse real que o Espiritismo desperta.

Referente a questão entre a montagem das informações em um blog ou em um site, obviamente a segunda opção gera maior visibilidade. Bem como o custo de manutenção, na média, é muito baixo. Mas a opção gratuita de montagem através do modelo de blog não deve ser desconsiderada. Observemos:

Nota: Estes números aqui apresentados seriam ao menos o dobro, se ao longo destes 36 meses por descuido nosso não houvéssemos perdido 40% do total dos blogs (dos mais freqüentados) que compõem o sistema da União Fraterna Bezerra de Menezes. Mas mesmo demonstrando números dos que conseguimos manter, observemos que ao chegar ao resultado: Média Diária: 82. Isto quer dizer que DIÁRIAMENTE nós temos aqui uma sala de Centro Espírita com oitenta e duas pessoas. Todos os dias! Ou seja: orientado por seu Centro Espírita quantos benefícios esta sala virtual não poderá fornecer, com a diferença das salas físicas é que na virtual poderá ser brasileiro, estadunidense, alemão e por ai em diante seus frequentadores.

clip_image001

Quando abaixo recomendamos configurar a sua tela em 1280X1024, isto é pelo fato de erro nosso que no início configuramos União Fraterna Bezerra de Menezes erradamente. Sendo que isto diminui consideravelmente o número de visitantes\leitores, mas pelo fato deste blog estar muito carregado é apenas através de um trabalho profissional e de longo período que futuramente iremos equacionar este problema.

 

 

Blog União Fraterna Bezerra de Menezes

http://blogdoslivrosbr.blogspot.com.br/

(Para uma melhor visualização recomenda-se tela padronizada em 1280X1024)

Entrada

Visualizações de página

 

 

 

 

 

 

Brasil

10161

 

Estados Unidos

198

 

Estados Unidos

386

Estados Unidos

1582

 

Brasil

142

 

Rússia

281

Rússia

775

 

Malásia

87

 

Brasil

249

Alemanha

303

 

Alemanha

66

 

Malásia

54

Malásia

274

 

Rússia

36

 

Alemanha

52

Ucrânia

257

 

Israel

9

 

França

52

Portugal

194

 

Polônia

6

 

China

25

Holanda

161

 

Áustria

5

 

Ucrânia

21

França

120

 

Romênia

5

 

Vietnã

20

Polônia

66

 

Portugal

1

 

Reino Unido

15

Histórico de todas as visualizações de página

15.157

 

Histórico de todas as visualizações de página

603

 

Histórico de todas as visualizações de página

1.281

 

 

 

 

 

 

 

 

Brasil

6104

 

Estados Unidos

228

 

Brasil

12931

Estados Unidos

1508

 

Rússia

192

 

Estados Unidos

2902

Alemanha

490

 

Brasil

191

 

Alemanha

1938

Rússia

332

 

Alemanha

111

 

Portugal

417

Portugal

206

 

Malásia

18

 

Rússia

340

Ucrânia

114

 

Sérvia

7

 

França

138

França

87

 

França

6

 

Reino Unido

104

Holanda

78

 

Israel

4

 

Malásia

95

China

60

 

Honduras

3

 

Espanha

88

Reino Unido

47

 

Venezuela

3

 

Ucrânia

63

Histórico de todas as visualizações de página

9.762

 

Histórico de todas as visualizações de página

786

 

Histórico de todas as visualizações de página

20.156

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brasil

11206

 

Estados Unidos

402

 

Brasil

3929

Estados Unidos

2058

 

Brasil

329

 

Estados Unidos

933

Alemanha

718

 

Malásia

140

 

Rússia

355

França

515

 

Rússia

135

 

Alemanha

145

Rússia

440

 

Alemanha

77

 

Portugal

82

Portugal

229

 

Holanda

37

 

Holanda

36

Holanda

172

 

Israel

7

 

Polônia

35

Reino Unido

115

 

Dinamarca

6

 

França

33

China

89

 

França

6

 

Israel

31

Ucrânia

75

 

Venezuela

6

 

China

30

Histórico de todas as visualizações de página

16.977

 

Histórico de todas as visualizações de página

1.243

 

Histórico de todas as visualizações de página

5.956

 

 

 

 

 

 

 

 

Estados Unidos

710

 

Estados Unidos

90

 

Brasil

293

França

525

 

Malásia

65

 

Estados Unidos

185

Brasil

456

 

Brasil

43

 

Malásia

103

Rússia

339

 

Alemanha

18

 

Canadá

30

Reino Unido

172

 

Rússia

10

 

China

25

Alemanha

171

 

Sérvia

3

 

Alemanha

20

Polônia

120

 

China

2

 

Rússia

17

Malásia

96

 

Polônia

2

 

França

12

Ucrânia

73

 

Hungria

1

 

Portugal

7

Letônia

53

 

Indonésia

1

 

Vietnã

6

Histórico de todas as visualizações de página

3.319

 

Histórico de todas as visualizações de página

278

 

Histórico de todas as visualizações de página

757

 

 

 

 

 

 

 

 

Brasil

6245

 

Brasil

842

 

 

 

Estados Unidos

1881

 

Estados Unidos

540

 

 

 

Alemanha

476

 

Alemanha

42

 

 

 

Rússia

382

 

Canadá

27

 

 

 

França

252

 

França

23

 

 

 

Portugal

143

 

Malásia

20

 

 

 

Polônia

103

 

Portugal

18

 

 

 

Reino Unido

82

 

Rússia

18

 

 

 

China

71

 

Israel

17

 

 

 

Canadá

62

 

China

16

 

 

 

Histórico de todas as visualizações de página

10.566

 

Histórico de todas as visualizações de página

1.642

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Total

88483

 

 

 

 

 

 

Média Anual

29494

 

 

 

 

 

 

Média Mensal

2458

 

 

 

 

 

 

Média Diária

82

 

 

 

 

 

 

clip_image001

Estas médias são extremamente pequenas se consideradas com outros sites espíritas, que não raro chegam ao número de cem mil visitantes/mês. Mas serve de reflexão sobre o quanto um bom número das Casas Espíritas que não mantém um projeto virtual de divulgação e contato com pessoas interessadas na Doutrina Espírita, perdem a oportunidade de serem mais úteis.

Por fim, desejamos ressaltar a não necessidade de vários blogs para servirem de ferramenta de divulgação. Há totais condições de agrupar todo o trabalho de divulgação em apenas um ou no máximo dois blogs. Em nosso caso ele chegou a ser composto por 32 blogs, mas por motivo de aprendizado.

 

Grupo Marcos

É com grande satisfação que a Revista Espírita Dr. Bezerra de Menezes, convida a todos os seus leitores acompanharem os trabalhos apresentados pelo Grupo Marcos. Seu endereço eletrônico é: http://www.grupomarcos.com.br/

 

 

 


Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 1188, Sala 401 Box 398 - Centro - Jaraguá do Sul\SC.